quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Saiba tudo o que acontece no seu Windows

Se você ainda não conhece as ferramentas freeware Sysinternals da Microsoft, então continue lendo e caso se identifique com qualquer das situações abaixo, você terá uma ótima notícia.
  1. Você suspeita que o seu Windows esteja ficando mais lento, mas não consegue identificar a causa, pois o Task Manager (Gerenciador de Tarefas) do próprio windows não é suficiente?
  2. Você gostaria de saber e controlar todos os programas que são carregados automaticamente com o Windows?
  3. Você gostaria de visualizar facilmente todas as conexões de rede do seu micro, incluindo o programa de origem, a porta de origem e o endereço/porta de destino?
  4. Você gostaria de saber TODOS OS DETALHES da atividade de um determinado programa, tais como: manipulações de arquivos; manipulações do registro; atividade de rede; processos e threads?
O Sysinternals Suite atende a essas e outras demandas. Faça o download em:
http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/0e18b180-9b7a-4c49-8120-c47c5a693683.aspx

Dentro do zip do download existem inúmeros programas. Veja abaixo os programas certos para cada demanda acima:
  1. Process Explorer (procexp.exe)
  2. Autoruns (autoruns.exe)
  3. Tcp View (Tcpview.exe)
  4. Process Monitor (Procmon.exe)
Algumas dicas:
  • Substitua o Task Manager pelo Process Explorer - Com o Process Explorer aberto, vá no menu Options > Replace Task Manager.
  • No Autoruns, antes de fazer qualquer alteração, faça um backup - Com o Autoruns aberto, vá no menu File > Save.
  • O Tcpview permite que você feche uma conexão ou termine um processo - clique com o botão direito do mouse na conexão de interesse e veja as opções "End Process" e "Close Connection".
  • Para melhor utilizar o Process Monitor, defina filtros para os programas/processos de interesse (Ctrl + L).
  • Para melhor utilizar o Process Explorer, restrinja seu uso a uma única instância/janela - Com o Process Explorer aberto, vá no menu Options > Allow Only One Instance.

Um comentário:

Joao disse...

Bruno, incrível!!! Agora já até considero continuar com o Vista na máquina, acho até que fui drástico demais e matei até o serviço de temas hehehe. Valeu pela dica mais uma vez!